Regulamento Barragem 2017


1- OBJETIVO
A prática do esporte, competições e congraçamento entre os tenistas da cidade.

2- CALENDÁRIO
 Os jogos-desafio serão disputados a cada quinzena ou mensalmente a depender do número de competidores.
3- TORNEIOS
Os torneios terão regulamentos e pontuações próprios. Podendo participar todos os tenistas que tiverem interesse. A colocação atual na "Barragem de Tenistas de Brazlândia", os últimos campeonatos realizados e os últimos resultados obtidos servirão de parâmetros na definição da classe e da posição na chave do(s) tenista(s). Aqueles que não figuram na Barragem de Tenistas de Brazlândia ' serão enquadrados em uma das classes e posição na chave em função do seu nível técnico.
4- JOGOS-DESAFIO
a) Até dia 12 de fevereiro serão divulgados os confrontos da primeira rodada de 2017 e calendário com as datas de todas as rodadas do ano, em todas as categorias. Serão evitados confrontos repetidos, e todos tenistas que entrarem na barragem antes da primeira rodada de 2017, terão o mesmo numero de jogos.

b) O sistema de jogos será o “de pontos corridos”, onde todos os jogadores se enfrentam em determinada rodada, exceto o coringa se na categoria houver numero impar de jogadores.

c) As partidas serão decididas em 'melhor de três sets' curtos com tie-break se houver, com vantagem nos games, exceto na categoria B feminino e C masculino, na qual o jogo será um set longo de 9 games e em caso de empate 8x8 um tie break de 7(sete) pontos normais..

d) Os atletas deverão respeitar o prazo estabelecido para o confronto que será de 15(quinze) ou 30 (trinta) dias corridos a contar do dia marcado no calendário com as datas de todas as rodadas do ano de que trata a alínea a.

e) Os jogadores deverão fazer contato com o adversário até o quarto dia após a data inicial estabelecida, se não obtiver êxito em marcar a data do jogo, o atleta deverá comunicar imediatamente a gestão da barragem. Prints da conversa via whatsapp servirão de material para a aplicação do WO, qualquer adversidade com relação à marcação dos jogos deverá ser contatada a administração da barragem, sob pena dos dois jogadores não pontuarem na rodada.

f) Caberá aos tenistas envolvidos, tão logo finalize a partida, informar o resultado aos administradores da barragem, sendo admitida no máximo até o último dia estabelecido para o fim da rodada, para que, quando do fechamento da mesma, não caracterizar 'WO' duplo, neste caso nenhum dos jogadores pontuam.

g) Os jogos interrompidos por motivo de chuva ou iluminação deverão ser remarcados para outro horário, conforme entendimento entre os tenistas não podendo exceder a data final da rodada, e reinicializado com a contagem no ato da interrupção. Os jogos interrompidos por desistência de qualquer um dos contendores terão o desistente como perdedor, sendo completado com os games e os sets necessários para o fechamento dos placares.

h) Os atletas deverão publicar no grupo do whatsapp da barragem o dia e o horário marcado, para que se evite transtornos de serem marcados 2 (dois)  jogos para o mesmo horário.

i)  Os dois atletas deverão levar 1 (um) tubo de bolas novo ou em boas condições de uso.

5- RANKING, PONTUAÇÃO E DIVULGAÇÃO
a) PONTUAÇÃO :

- vencedor por 2 sets a 0  = 30(trinta) pontos
- vencedor por 2 sets a 1  = 20 (vinte) pontos
- perdedor por 2 sets a 1 =  10 (dez) pontos
- perdedor por 2 sets a 0 = não será atribuída pontuação alguma
- ganhador do set longo (proset) com resultado sem tie break = 30 pontos
- perdedor do set longo (proset) com resultado com tie break = 10 pontos

b) Será concedida bonificação no valor de 1 ponto para cada game que o vitorioso do set fizer de diferença contra o perdedor, essa regra se aplica ao proset.

c) ao tenista que perder por 3(três) rodadas seguidas por WO, caberá comunicar com a organização para manifestar sua intenção em continuar participando da Barragem se não o fizer até o inicio da rodada subsequente a que somou os WOs, será excluído da barragem e o seu nome não será incluído nas próximas rodadas

f) o ranking será contabilizado em uma planilha do Microsoft Excel 2010 e será divulgado mensalmente no grupo do whatsapp ou site ou blog indicado pela organização da barragem.


6- INSCRIÇÃO

A inscrição na Barragem de Tenistas de Brazlândia será admitida até dia 20(vinte) de janeiro de 2017, podendo ser prorrogada por um novo prazo de 20 dias e terá um valor anual de:
100(cem) reais categoria A Masculino
70(setenta) reais categoria B Masculino
50 (cinquenta) reais categoria A Feminino
50 (cinquenta) reais categoria B Feminino
50 (cinquenta) reais categoria C Masculino
Obs: Só formara categoria se houver mais 4(quatro) ou mais participantes.
7 - PROMOÇÕES E REBAIXAMENTOS DE CATEGORIAS

a) Os jogadores serão promovidos à categoria superior quando:
Surgir vaga em decorrência de jogador punido ou que tenha desistido de continuar na barragem.
Quando ao termino do ano, os quatro primeiros da categoria B masculino e os dois primeiros da C masculino subindo respectivamente para a A e B masculinos.
Serão promovidos de categoria o atleta que figurar por 3 (três) vezes nas finais nos três principais torneios promovidos pela barragem, ou, ser campeão em dois deles, independentemente de sua classificação no ranking da barragem.
Serão rebaixados 2(dois) atletas da categoria A masculino que ao final da ultima rodada estarem nas ultimas duas posições da categoria.
Serão rebaixados 2(dois) atletas da categoria B masculino que ao final da ultima rodada estarem nas ultimas duas posições da categoria.


OBS; Os tenistas promovidos na ocasião do item 1 terá a opção de ir para a classe superior , não aceitando, será proposto para a próxima melhor classificação e receberá em sua nova classe os pontos conseguidos pelo jogador desistente ou punido.

b) Os jogadores serão rebaixados à categoria inferior quando:

Quando ao termino da ultima rodada do ano o jogador ocupar as duas ultimas posições do ranking, exceto categoria C.

c) Os casos excepcionais ou distorções do Ranking serão analisados pelo administração da Barragem de Tenistas de Brazlândia, sendo ouvida a comissão.


8 - INCLUSÃO, EXCLUSÃO E REINCLUSÃO

A inclusão de tenista novato se dará através do cadastramento com a gestão da Barragem, após o pagamento da anuidade referente à sua categoria, sendo enquadrados com pontuação igual a zero, admitida a inclusão a qualquer tempo, sendo encaixado nas próximas rodadas, se houver numero impar entre os competidores, teremos em cada rodada um coringa que será escolhido por sorteio e ganhara 30 pontos na rodada sem jogar. Não será admitida a inclusão de tenista novato após o inicio da barragem na categoria A, exceto se houver vaga e não tiver tenistas de categoria inferior, de acordo a classificação, interessados.
Será excluído da Barragem o tenista que:
        1) completar 03 (três) derrotas seguidas por WO e este não comunicar a coordenação o interesse em continuar disputando.
        2) cometer qualquer ato indigno que, após julgado pela coordenação e comissão, seja considerado não merecedor de conviver esportivamente com o grupo.

.

11 – PREMIAÇÃO FINAL DO ANO.
Os dois tenistas que mais pontos somarem no final do ano para a disputa do Master nas suas respectivas categorias, receberão a título de premiação e incentivo, todo o dinheiro arrecadado com inscrições em suas respectivas categorias, na porcentagem de 70% e 30% respectivamente.

Obs 01: Poderão ser acrescidas premiações ao decorrer do ano, através de patrocinadores.
Obs 02: No caso de empate entre os dois primeiros, será disputado um jogo desafio entre os dois tenistas com pontuação normal.

12 - COORDENAÇÃO E COMISSÃO
A barragem será coordenada pelos atletas GABRIEL PINTO DE JESUS, JOSE CRISTINO.
A comissão será composta pelos atletas de melhor classificação em todas as categorias, no momento que se ache necessário sua constituição.
Em caso de empate em votação da comissão, o voto de desempate será da coordenação.

13 - DISPOSIÇÃO GERAIS
Este regulamento poderá sofrer modificações por meio de sugestões dos atletas, desde que sejam analisadas pela comissão e aprovadas pela coordenação. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação da Barragem.

NORMAS DE CONDUTA

Tenistas:
O tênis não se resume a bater a bola para o outro lado e ganhar pontos, mas envolve uma atitude de vida - é um jogo de cavalheiros, onde o respeito pelo adversário é fundamental.
Seguem algumas normas de conduta que podem nos ajudar na aprendizagem do esporte que escolhemos praticar. São normas que se aplicam aos profissionais e, com as devidas adaptações, vão nos ajudar a tornar a Barragem ainda mais agradável e interessante.
Há dois pontos fundamentais na nossa Barragem:
1. Foi feita para diversão, alegria, companheirismo, novas amizades;
2. Oportunidade para a prática de uma atividade física, e não gerar estresse e inimizades.
Vamos às normas:
Demora Sem Razão
Os jogadores devem se apresentar para o jogo sem demoras desnecessárias. Quando houver troca de lado de quadra, é permitido um tempo máximo de 90 segundos (1 minuto e meio). Demorar mais que os 90 segundos é considerado descortês e, em torneios, pode gerar uma penalidade. Alguns exemplos a evitar: sair da quadra para beber água, sentar-se para descansar além do tempo permitido, fazer uso de aparelho celular, ficar se enxugando, ingerir bebidas alcóolicas (cerveja), etc.
Obscenidades audíveis ou visíveis
Os jogadores e os espectadores devem evitar, especialmente na Barragem, falar palavrões, palavras chulas, fazer piadinhas, desrespeitar, gritar ou ofender o adversário e ser grosseiro. Deve-se evitar, também, gestos obscenos ou agressivos.
Abuso de bolas
Os jogadores não podem golpear, chutar ou lançar uma bola de tênis violentamente ou com raiva dentro do recinto da quadra (incluindo o aquecimento), exceto ao tentar razoavelmente ganhar os pontos em uma partida. Embora perder jogos possa não ser a coisa mais agradável, devemos lembrar que o maior objetivo da Barragem é dar oportunidade para uma melhor qualidade de vida. Pretende alegrar e divertir, não gerar estresse e inimizades.
Abuso de Raquete ou equipamento
Os jogadores não podem bater, chutar ou lançar violentamente uma raquete ou outro equipamento durante os jogos. Considera-se abuso de raquete ou equipamento quando o atleta intencional e violentamente destruir ou danificar a raquete ou equipamento, ou quando intencional e violentamente golpear a rede, quadra, alambrados, paredão ou outra parte permanente da quadra durante o jogo.
Na dúvida, cante bola dentro
Incentivamos a seguinte atitude em jogos da Barragem: se você não viu claramente (sem dúvidas) a bola fora, continue a jogada e considere-a bola boa. Entre atletas amigos e educados esta atitude eliminará a necessidade de juiz! Todos podem cometer erros e cantar fora uma bola que foi dentro, mas isto será um acidente. Na nossa Barragem, não há necessidade de desconfiarmos da honestidade dos parceiros.
.
Lembrete: TODOS NÓS PARTICIPANTES SOMOS RESPONSÁVEIS PELO BOM ANDAMENTO DOS JOGOS E PELO SUCESSO DA NOSSA BARRAGEM.

COORDENAÇÃO DA BARRAGEM.

Comentários